Ano Novo , Futebol Novo!

O que você está fazendo para melhorar o Futebol?

3D - 2015-6 (I)E 2015 se encerra com diversas situações ocorridas em nosso futebol. Pelo lado positivo tivemos uma melhora na qualidade dos jogos do Campeonato Brasileiro. Equipes que apresentaram um futebol com muitos conceitos definidos de ataque e de defesa. Esse bons jogos levaram ao campeonato a aumentar o público e renda de diversos clubes, assim como as novas arenas, que eram uma grande novidade nesta temporada. Pelo lado negativo ainda vemos a gestão do futebol por parte dos dirigentes estatutários. Presidentes da CBF presos ou sendo investigados, Corrupção na FIFA, CONMEBOL entre outras entidades. Nesta temporada, um show de demissão de treinadores, sendo que apenas o campeão Corinthians não trocou de treinador.

Mas nós podemos falar, escrever, criticar… mas o que podemos fazer para que tenhamos um 2016 melhor para o nosso futebol? E o que você pode fazer para conseguir ter uma melhora profissional? Já pensou sobre isso? Ou vai ficar apenas reclamando?

Neste ano de 2015 aprendi o termo AUTORRESPOSABILIDADE, através de uma palestra de Eduardo Barros. E acho que este termo marcou o meu ano. Cada um de nós tem a RESPONSABILIDADE e o DEVER de fazer o seu melhor dentro do seu âmbito de trabalho, dentro do seu local de atuação. Se eu quero que o Futebol brasileiro mude, eu tenho que ter atitudes no meu dia a dia de trabalho que cause um impacto de melhora e atitude para as pessoas que eu consiga alcançar.

plantar
“plantar bem, para colher bem…”

“ Mas se eu mudar, melhorar algo na escolinha que dou aula, melhorar a qualidade da aula, não vai resolver o problema do Futebol Brasileiro”. Discordo! Cada semente plantada, cada gota colocada no Oceano, poderá render um futuro melhor. Pense que uma, apenas uma, criança bem estimulada em nosso país, nos ambitos esportivos, sociais e educacionais, pode mudar o nosso futebol. Uma que possa vir a ser um “craque”, uma que possa ser alguém importante, uma que possa ter encontrado no esporte um caminho para sobreviver e não conseguir ter acesso às Drogas… Isso já valeria o ano de cada pessoa que está lendo este texto.

E quanto a você? Sua carreira? Já pensou sobre isso? Ou continua reclamando que o futebol é um lugar podre, onde só consegue crescer quem tem alguém forte para indicar em algum lugar?

Ao invés de reclamar, você poderia fazer outra coisa? Como por exemplo:

– Ler Livros;
– Assistir palestras;
– Fazer cursos de aperfeiçoamento;
– Fazer uma faculdade;
– Fazer uma pós Graduação;
– Fazer estágios;
– Fazer contatos;
– Traçar um planejamento para conquistar alguns objetivos neste próximo ano.

Eu posso falar por mim. Após alguns anos de carreira, após ter conseguido me inserir na categoria de Futebol Profissional (apenas havia trabalhado com categorias de base), eu resolvi começar uma pós-graduação. Muitos dos professores da pós são meus colegas de trabalho e muitos deles me perguntavam “o que você está fazendo aqui?”. A resposta era simples: Estudando.Neruda

Nunca é tarde para começar nada e muito pelo contrário: Antes tarde do que nunca (relembrando o antigo ditado popular).

Dentro da minha ideia de autorresponsabilidade criei este site que você está lendo agora. Só quem escreve artigos e textos sabe o tamanho do trabalho que é produzir este tipo de material. Já cheguei a levar 4 dias para conseguir postar algum texto aqui. Mas faço com muito orgulho e com muito amor. Porque o retorno está aqui: em cada comentário recebido, em cada crítica recebida, em cada sugestão de tema recebido, em cada download de arquivo que você faz, em cada palestra que eu vou e alguém vem falar que lê o site… Enfim, o retorno é muito grande. E agradeço por cada retorno que já tive até hoje.

Agora quero que você reflita sobre o SEU 2016! Reflita sobre a SUA AUTORRESPONSABILIDADE.

Ghandi

Procure se planejar, colocar suas ideias no papel. Quem me conhece brinca dizendo que eu pareço o Juan Carlos Osório: sempre ando com um bloquinho de papel e as canetas Azul e Vermelha. Isso desde meus 15 anos de idade, quando aprendi com meu pai a anotar TUDO, porque senão a gente esquece. E olha que sou muito elogiado pela minha memória. Mas ela só funciona a base de anotações.

Acredite… Você é capaz de fazer um 2016 melhor! Você é capaz de fazer um FUTEBOL MELHOR. Para Você, para mim, para seus alunos, para seus atletas, para a sua família, para o nosso país.

Não ache que sabe de tudo. Sempre queira aprender com a MENTE ABERTA. Esqueça algumas frases feitas, alguns paradigmas. Esqueça principalmente a frase “ AAAHHH, mas futebol é assim mesmo…”

mario_sergio_cortella_o_impossivel_nao_e_u_ol

Vamos ter ATITUDES. Elas podem fazer a diferença…

Eu escolhi fazer um Futebol Inteligente! Um futebol pensado diferente!

E você?

Feliz 2016. Desejo muita ENERGIA e PENSAMENTO POSITIVO a você, caro leitor e colaborador do Futebol Inteligente!

Grande abraço do amigo Rodrigo Bellão.

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *